No ano de 2013, um levantamento feito pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Varejo e Mercado de Consumo) revelou que as perdas no setor varejista representam 2,31% do faturamento líquido e que uma parte dessa perda é graças aos índices de roubos e furtos que acontecem esses estabelecimentos todos os dias.
Aprenda a proteger seu negócio e evite perder dinheiro. Nós reunimos algumas dicas que podem fazer a diferença na segurança de quem administra um comércio. Confira!
Conheça os possíveis riscos
É preciso que conheça muito bem o local onde seu comércio está instalado, as vulnerabilidades do espaço e o público que o frequenta.
Ter atenção em cada detalhe pode evitar a ação de assaltantes. Fique atento a prateleiras escondidas, locais sem monitoramento e posicione peças de maior valor em locais de difícil acesso.
Para minimizar o problema é imprescindível que os comerciantes sigam algumas regras de segurança básicas:
Fique atento aos terrenos vizinhos
É importante ficar atento a construções abandonadas em volta do estabelecimento, pois isso pode chamar atenção para roubos, uma vez que facilita o acesso ao seu comércio.
Problemas que parecem inofensivos
Estabelecimentos com uma única porta frontal, paredes laterais sem janelas, janelas muito estreitas, caixa muito perto da porta e gôndolas muito altas são alguns problemas que podem parecer inofensivos, mas que acaba chamando a atenção de pessoas mal-intencionadas .
Invista em controle de acesso
É importante ter sistemas de contenção, como portas anti delito, alarmes, grades, chaves de pânico que funcionem em todas as entradas, assim como todos os andares, com o mesmo grau de proteção.
Não abra mão da câmera de segurança
As câmeras devem ser de boa qualidade, capazes de identificar invasores, além de ficarem menos expostas possível.
A central de monitoramento também tem que ser de difícil acesso, preferencialmente deve ser terceirizada e ficar em uma empresa especializada.
Mantenha a manutenção em dia
A manutenção de todos os sistemas de segurança instalados na loja é tão importante quanto a sua aquisição. É muito comum esses apresentarem falhas em momentos cruciais.
Na hora de adquirir um sistema de segurança, procure por empresas especializadas e não abra mão do contrato de manutenção preventiva dos equipamentos.
A Oniseg possui um sistema de monitoramento específico para você comerciante.
Quer saber mais sobre como funciona o monitoramento de alarme comercial e como deixar sua empresa mais protegida? Entre em contato com a Oniseg!
Comentários