Apesar dos índices de violência e criminalidade do Brasil serem os maiores dentre vários países, o número de pessoas que investe em segurança eletrônica ainda é baixo.
Algumas pessoas já começaram a investir nesse meio de proteção, mas muitas vezes, ao procurar um equipamento de segurança, se deparam com informações e especificações que geram dúvidas sobre qual opção escolher.
A tecnologia WDR das câmeras de segurança é uma função que costuma causar dúvidas em quem não está acostumado a lidar com esse tipo de produto. Se essa também é sua dúvida, nós vamos explicar o que é e para que serve essa função.
O que é a tecnologia WDR?
A sigla WDR significa Wide Dynamic Range — ou em português, Amplo Alcance Dinâmico. Quando uma câmera possui essa tecnologia quer dizer que é capaz de filmar e captar imagens com qualidade em ambientes que possuem grande variação de intensidade de luz.
Em outras palavras, a câmera se adapta ao contraste do ambiente, que pode ser mais alto ou mais baixo em determinados momentos do dia, principalmente em locais com muitas entradas de iluminação.
Ela garantirá a qualidade da imagem, mesmo que o ambiente seja extremamente claro ou tenha sombra excessiva, pois ela mesma compensa esse “defeito de cor”.
Qual a importância do WDR?
Um sistema de monitoramento precisa trabalhar com as melhores condições possíveis para que suas funções sejam usadas da melhor forma, a favor da sua segurança.
Imagine uma ação criminosa acontecendo em uma área com extrema luminosidade, onde uma câmera sem WDR é responsável pela filmagem.
Seja qual for a forma de monitoramento que você tenha escolhido — gravação, monitoramento remoto ou assistido — é bem possível que as imagens sejam prejudicadas e o reconhecimento ou até mesmo a identificação da ação seja afetada.
Quando optar por uma câmera com WDR?
Ficou em dúvida se essa tecnologia é necessária para você? Basta analisar se:
O local a ser protegido tem muitas entradas de iluminação, como janelas emitindo brilho de vários ângulos. Ex.: restaurantes e lojas.
O local a ser protegido é escuro na maior parte do tempo, mas possui uma ou mais entradas de luz. Ex.: estacionamentos.
Se um desses exemplos se aplica ao local que você quer proteger, então é provável que essa seja a solução ideal para seu caso.
Você pode fazer o teste tirando uma foto. Analise como ficou a área fotografada. Se alguns pontos ficarem claros ou escuros demais, principalmente a silhueta de pessoas, é uma sinal de que precisa de uma câmera WDR.
O mais indicado é que você procure por empresas que façam a análise do ambiente e te indiquem os equipamentos adequados.
Agora que você já conhece a importância do WRD, não deixe de fazer a análise da sua necessidade. É muito comum encontrar vendedores de equipamentos de segurança que empurram produtos caros, mas que podem não atender ao que você mais precisa.
Não devemos ser negligentes com nossa segurança. Pesquise sempre todas as funcionalidades de um equipamento e garanta a proteção da sua família!
Se você quer continuar acompanhando as nossas dicas, curta nossa página no Facebook.
Comments